Clicando sobre a foto você poderá ver uma das mais bonitas manobreiras da EF Central do Brasil. Estas máquinas foram fabricadas pela Henschel e segundo os registros da seção de mecânica da ferrovia, sua distribuição Walschaert, as pequenas rodas de 44″ (1.117mm) e sua caldeira que gerava até 175 libras, liberavam uma força disponível de tração de até 23.000 kgf, o que as faziam detentoras de muito boa reputação perante outras locomotivas até maiores mas com menor força disponível nos engates. Seu tender rampado lhe conferia uma aparência muito atrativa, além de facilitar o trabalho nos pátios quando recuavam com um lote de vagões ou carros.
Ainda segundo os registros da época, foram compradas somente duas (2) unidades especificamente para o serviço de manobras. A foto em referência mostra a 20 manobrando provavelmente na Luz-SP para a formação de um trem de passageiros, provavelmente de saída para o Rio de Janeiro-RJ ou Belo Horizonte-MG.
Estas locomotivas entraram em serviço no ano de 1908 e foram baixadas somente no início dos anos 60. Uma pena que uma delas não tivesse sido preservada.