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Cálculo de Raio Mínimo – Vagões – 2

          Continuando com o tema da inscrição do material ferroviário em curvas horizontais, vamos então colocar em prática todos os conceitos, fórmulas e valores, calculando o raio mínimo de um vagão bem específico em função de suas grandes dimensões. A seguir vemos os dados do vagão escolhido:

Classificação ABNT:  FRT

Tipo: Fechado com revestimento interno para proteção da carga

Proprietário / ferrovia: CONRAIL – USA, atual CSX

Carga transportada: Grandes volumes com baixo peso

Peso bruto máximo: 120.000 kg

Capacidade: 71.500 kg

Tara: 48.500 kg

Foto:

 

 

Escolhemos este vagão por seu comprimento e sistema de choque e tração muito particulares. É um vagão provido de engates tipo E68, ou seja, com cabeça E e cauda F, de 1.092mm (43”) de comprimento.

Separemos as características de cada vagão a ser usado, lembrando que usaremos dimensões inglesas, as quais seguirão o texto do procedimento apresentado, sendo posteriormente convertidas. Também, que na localização de inscrição, o FRT deve estar primeiramente considerado na tangente (índice 1) e depois na curva (índice 2):

Dimensões a considerar                                FRT                        AAR

½ faces de tração = B                                      44,29 pés               22,32 pés

½ entre faces de tração = D                           32,81 pés               15,56 pés

Distância do prato ao espelho                       11,48 pés               5,46 pés

Tipo de engate AAR                                        E68                        E60

Indicados estes valores dos vagões completos, vamos checar as dimensões de cada sistema de choque e tração:

Dimensões Padrão                                        FRT                        AAR

Máximo ângulo lateral (θ)                               13°                         7°

Máximo deslocamento lateral (C)                  9,67” (0,806 pés)     3,47” (0,289 pés)

Comprimento efetivo do engate (L)               43” (3,58 pés)         28,46” (2,37 pés)

Comprimento da haste                                    31” (2,58 pés)         21,50” (1,79 pés)

          Como neste caso temos uma ligação feita por um engate tipo E60 com outro do tipo E68, o máximo ângulo de contorno a ser considerado será de 13,5° (Tabela 2 – Parte1), já que ambos possuem cabeças do tipo E.

          Passemos agora ao cálculo da inscrição propriamente dita:

 

Condição A: Vagão FRT circulando desengatado de trem ou locomotiva

  • Comprimento entre truques = 19.000 mm  >  14.100 mm
  • Raio mínimo Ra = 54.860 mm …        valor adotado de 55 m

Condição B: Vagão FRT engatado a outro vagão FRT

  • Comprimento entre faces de tração = 26.800 mm (87,92 pés)
  • Raio mínimo Rb = 106.680 mm…          valor adotado de 107 m

Condição C: Vagão FRT na tangente (índice 1) e vagão AAR na curva (índice 2)

          Equações – situação 1                          FRT              AAR

          Y = 0,625 (B/D) + 0,625                         1,507            1,522

          C = valores Tabela 1 – Parte 1               9,67              3,47

          E = Y1 + C1 + Y2 = C2 /12                    1,347            1,347

          Usando estes valores, teremos:

          Rc = (B2)² – (D2)² – E² / 2E

          Rc = (22,32)² – (15,56)² – (1,347)² / 2 x 1,347

          Rc = 94,43 pés

          Rc = 28.780 mm         

          Verificando então as condições de contorno:

          α = θ1 + β – θ2

          β = Arcsen (B2 / R + E)

          β = Arcsen (22,32 / 94,43 + 1,347)

          β = 13,48°

          Logo,

          α = 13° + 13,48° – 7°

α = 19,48°  >  13,50°                 Ângulo de contorno excedido!!!

          Como o ângulo de contorno entre as cabeças dos engates foi excedido, teremos que aplicar as fórmulas da Situação 2 para ver se localmente o engate do vagão que está na tangente, no caso o nosso FRT, não terá seu ângulo de giro individual ultrapassado, portanto forçando a inscrição.

          Equações – situação 2                                    FRT              AAR

          Y = (0,625 (B/D) + 0,625) / 12                          0,125            0,126

          X1 = Y1(D1+B1-L1) / (D1+B1)                         0,119              —-

          X2 = Y2(D2+B2+L1) / (D2+B2)                           —-              0,138

          E = L2senθ2 + L1sen(θ2+α) + X1 + X2             2,145            2,145

          Usando estes valores, teremos:

          Rc = (B2+L1)² – (D2)² – (E2)²                           

          Rc = (22,32 + 3,583)² – (15,56)² – (2,145)² / 2 x 2,145

          Rc = 98,95 pés

          Rc = 30.160 mm… valor adotado de 30 m

          Checando agora o ângulo de giro individual do FRT:

          θ1 = θ2 + α – β

          β = Arcsen (B2 + L1 / R + E)

          β = Arcsen (22,32 + 3,583 / 98,95 + 2,145)

          β = 14,85°,              logo

          θ1 = 7° + 19,48° – 14,85°

θ1 = 11,63° < 13,00°           Ângulo de giro individual não excedido!!!

Condição D: Vagão AAR na tangente (índice 1) e vagão FRT na curva (índice2)

          Equações – situação 1                          FRT              AAR

          Y = 0,625 (B/D) + 0,625                         1,522            1,507

          C = valores Tabela 1 – Parte 1            9,67              3,47

          E = Y1 + C1 + Y2 = C2 /12                    1,347            1,347

          Usando estes valores, teremos:

          Rd = (B2)² – (D2)² – E² / 2E

          Rd = (43,96)² – (31,17)² – (1,347)² / 2 x 1,347

          Rd = 356,07 pés

          Rd = 108.530 mm… valor adotado de 109 m        

          Verificando então as condições de contorno:

          α = θ1 + β – θ2

          β = Arcsen (B2 / R + E)

          β = Arcsen (43,96 / 356,07 + 1,347)

          β = 7,06°

          Logo,

          α = 7° + 7,06° – 13°

α = 1,06°  <   7°                 Ângulo de contorno não excedido!!!

          Como o ângulo de contorno entre as cabeças dos engates não foi excedido, não será preciso usar as fórmulas da Situação 2.

          Resumindo então, todos os valores de raio mínimo calculados:

  • Vagão desengatado:              Ra = 54,86 m                 55 m
  • Vagão engatado a igual:       Rb = 106,68 m             107 m
  • Vagão FRT na tangente:        Rc = 30,16 m                 30 m
  • Vagão FRT na curva:             Rd = 108,53 m              109 m

Conclusões:

1- O raio mínimo de curva horizontal para que o vagão FRT possa se inscrever sem problemas, será de 109 m;

2- Como os cálculos indicam apenas os limites dimensionais citados para os componentes do sistema de choque e tração, recomenda-se que quando de posse do valor calculado de raio mínimo, tal valor seja aplicado ao projeto do vagão para conferir a abertura total do espelho à direita e à esquerda da linha de centro da viga central;

3- A abertura frontal do espelho é fundamental na definição estrutural da viga central, já que sua parte frontal terá que acompanhar o giro lateral da cabeça do engate, de tal forma que ela não bata no próprio espelho ou mesmo na torneira angular do sistema de freio;

4- As dimensões entre truques e entre faces de tração como vimos, definem o tipo de engate com o correspondente tamanho de haste. Caso todas as condições de cálculo sejam verificadas sem sucesso, o projeto do vagão terá que ser revisto para que se possa usar componentes de choque e tração já homologados;

5- Como as normas AAR são um conjunto de padrões e práticas recomendadas, nossa orientação é para que o engenheiro ferroviário verifique todas as inscrições possíveis de ocorrer, evitando assim surpresas.

Recomendações:

1- Estes cálculos são simples de serem feitos na forma de planilha eletrônica. Sua execução neste formato facilitará os cálculos quando das mudanças dimensionais de posicionamento dos truques;

2- Estude este assunto SEM PRESSA! Faça e refaça tantas vezes quanto necessário!

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