
ASPECTOS QUE AFETAM A DINÂMICA DOS VAGÕES
Em nossas conversas sobre ferrovias e mais especificamente sobre vagões e suas características, temos indicado formas de como eles podem se comportar
Por longos anos, para mim intermináveis, venho ouvindo que o Brasil por ser um país de dimensões continentais precisa imensamente de suas ferrovias. Parece lógico mas a lógica brasileira parece ser diferente de todas as demais. Políticos, consultores, empresários, enfim uma longa fila de pessoas ligadas com nossa área de logística, vem discursando em prol da Ferrovia. Programas governamentais de crescimento têm levado às alturas termos como: AGORA VAI!!!!! O motivo da pergunta inicial é exatamente este: Será que todos nós brasileiros conhecemos realmente a necessidade de termos uma rede ferroviária que saia do papel e entre para a história? Será mesmo???
E nós engenheiros?? Consideramos a Engenharia Ferroviária como um ramo fundamental ao desenvolvimento de qualquer nação, sendo por isso mesmo indispensável ao Brasil e fonte de empregos que garantam à população uma melhor qualidade de vida?? Transporte interno e externo; movimentação de cargas e passageiros de forma inteligente e organizada, projetos que aumentem a vida útil dos ativos e reduzam custos de manutenção, são alguns aspectos que nunca deveriam ter saído do vocabulário de nossas escolas de Engenharia. Mas alguém poderá retrucar: Estes assuntos são fortemente citados nas Universidades e cursos regulares de Engenharia, MBA e outros modismos. Eu, entretanto retrucaria dizendo: Todos estes pontos vitais têm sido estudados sob a visão ferroviária em nosso país continental? É óbvio que não!!!!! E como eu sinto por isso!!! Vejo, após 35 anos dedicados à Ferrovia que ainda não temos vontade de fazer o que precisa ser feito para que o Brasil possa ter política de transporte verdadeira e voltada ao país e não para um partido ou grupo de interesse político pessoal.
“CASO A FERROVIA SOBREVIVA AO MUNDO DO SÉCULO 20, ELA SERÁ O TRANSPORTE DO SÉCULO 21”- Louis Armand, engenheiro francês respondendo a uma pergunta em 1878 sobre quanto a Ferrovia teria de vida útil, após os seus primeiros 50 anos.
Pretendo trabalhar para apresentar as matérias e dados que serão disponibilizados neste site de forma totalmente livre, segundo minha própria determinação e disponibilidade mas sempre organizada em assuntos que classifico abaixo:
Importante: Não serão apresentados projetos ou dados sigilosos de empresas já que tais desenvolvimentos pertencem a seus autores. As referências fotográficas serão aquelas gerais tomadas em locais que não comprometam instalações industriais, possuindo sempre o crédito de sua autoria, bem como informações técnicas já de domínio público.
Vamos ao trabalho!!!

Em nossas conversas sobre ferrovias e mais especificamente sobre vagões e suas características, temos indicado formas de como eles podem se comportar

Como foto de coleção, indicamos este interessante vagão, projetado e fabricado inteiramente no Brasil pela antiga Companhia Industrial Santa Matilde, na sua